segunda-feira, 13 de abril de 2009

É proibido fumar

Na semana passada foi aprovado em São Paulo o projeto de lei anti- fumo. De acordo com as novas regras fica proibido fumar em qualquer ambiente fechado ou parcialmente fechado que seja de uso coletivo, e não importa se o espaço é público ou privado. Só será permitido fumar em casa, em comércios especializados na venda de cigarros e de similares, como tabacarias, e em cultos religiosos em que o tabaco faça parte do ritual.

Apesar de ainda não ter sido sancionada pelo governador do estado José Serra, a lei entrará em vigor em noventa dias e prevê punição para fumantes e para os donos dos estabelecimentos que se omitirem. Claro que os fumantes estão revoltados e soltando acusações de inconstitucionalidade para todos os lados, mas nada se compara ao inconveniente de uma vida inteira que esse vício provoca aos não-fumantes.

Se um fumante tem o direito de se viciar no que quiser, eu também tenho o direito de não me viciar. Assim como também tenho o direito de respirar ar puro, ou pelo menos sem mais de cem substâncias tóxicas lançadas pelo cigarro, tenho o direito de sair cheirosa de casa e não voltar fedendo ao vício dos outros e, mais importante, o direito dos outros termina aonde começa o meu. Aliás isso nem deveria ser lei, é uma questão de educação.

Portanto fuma quem quiser, é um direito seu. Mas fuma aonde não me prejudica, esse é um direito meu.

37 comentários:

Jhennifer Cavassola disse...

Concordo plenamente contigo. Não fumo cigarros, gosto do bom narguile. Porém, não levo ele para lugares fechados. Ainda mais que a fumaça é bem maior, apesar de ser cheirosa, pois são essencias. Mas nem todos gostam do cheiro, então é melhor prevenir e usar a ética!

Anônimo disse...

conhece a frase os incomodados que se retirem?
pois então se o fumante atrapalha os d+ fresquinhos de plantão não fiquem perto de nós!

ai eu perco a paciencia sabe... porra o brasil é um lixo só será que não tem coisas mais importantes pra serem debatidas e buscadas?

porra!

bjos girl

Vera disse...

Barbie,

O pior é que além de fumarem, eles ficam impregnados com o cheiro do cigarro. Hoje mesmo durante a aula, um colega meu saiu para fumar e quando voltou, afe... um cheiro horrível. Minha amiga que estava gripada teve que sair do lado dele, pois o cheiro estava irritando-a.

Espero que os fumantes acatem esta lei e que nossos direitos sejam respeitados.

Ninguém merece ficar absorvendo a fumaça dos outros.

Beijim.

Jonathan Flexa disse...

Ufa! Ainda bem que não moro em SP. Não me sentiria bem tendo meu direito de fumante passivo cerceado. Embora não-fumante, acabei me viciando, fumei em duo com estranhos por toda a vida. Seria no mínimo diferente não sentir a fumaça entrando insolente em meus pulmões. =)

Sim, claro... Discordo do segundo comentário acima. A fumaça que você produz prejudica a todos. Tenha um pouco mais de civismo e pare de poluir o Brasil! Com B maiúsculo por ser substantivo próprio.

João Bertonie disse...

RIVAS DO CÉU KKK
A Moça do Fio te chamou de Barbie e agora que eu vim reparar na semelhança, meu Pai. Nossa, tu és mesmo a cara da Barbie rere. Não, não tô te chamando de anorexa não, rs q

Eu sou totalmente a favor dessas leis. Servirão para reprimir ainda mais os viciados do tabaco :S
Sou totalmente contra as drogas, peace'n'love, order'n'progress e eticétera e tal. Pra quer fumar? rs



beigos mil

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pena que não moro em Sampa...
Porque eu não aguento mais ser fumante passiva!

Bianca disse...

Olá Aline.
Você disse TUDO apenas com essa frase:'o direito dos outros termina aonde começa o meu.'
Pelo menos o povo paulista tá começando o respeito nesse Brasil, e quem sabe os outros estados também não aderem essa lei? Com absoluta certeza, um país com mais respeito seria bem mais desenvolvido em TODOS os sentidos.
Beijo, e volte sempre no meu blog também :)

Rose disse...

Eu tenho um post falando sobre o tabagismo também, o meu pai faleceu no ano passado por causa dessa ( :( :{ '' ) do cigarro. Que vicio desgraçado é esse? Vc não sabe como eu estou feliz em saber que assim como nos outros países, o Brasil finalmente lançará essa nova lei. Concordo plenamente não tenho que respirar a fumaça de ninguém e nem chegar em casa fedendo a cigarro por causa dos fumantes. Todo fumante tem a uma desculpa esfarrapada, além do que, se prejudicasse só eles ok, mas eles são muito egoistas não se preocupam com as pessoas que estão ao redor deles como familia, amigos e nem tem consciência que ficarão doentes e a familia que terá que cuidar deles. O nome que eu dou para isso é ''suicidas inconscientes'' Acho que é mais facil se jogar do viaduto do Chá, é menos doloroso do que um cancer.

Marcus disse...

concordo! poderia ser proibido o cigarro! mas acredito que ninguém vai respeitar. Igual a lei seca, só dura o tempo que fica na midia.

Atreyu disse...

Eu detesto levar aquela baforada de quem fuma!!!
ECAAA!!!

Na moral @@#$#%$%!!!!
Bom que isso funcione

Cadinho RoCo disse...

O que considero engraçado é não adotarem rigor semelhante aos veículos que transitam pelas cidades todos os dias. No embalo que vai chegaremos à proibição dos carros em locais fechados como garagens públicas, estacionamentos e similares. Por outro lado suponho que existirão bares e restaurantes ditos temáticos dedicados aos tabagistas. Aliás, penso que por aí sim é que teríamos comportamento, no mínimo menos discriminatório. Por que não permitir que bares e restaurantes optem pela frequência ou não de fumantes? Não seria mais democrático? Mas, ao que parece, a intenção está é no evtermínio do fumante.
A lei é de cunho autoritário e ao meu pensar até perigosa, por permitir que o estado passe a legislar sobre o comportamento do cidadão. Lembra de quando surgiu proposta para a proibição do biquini?
Cadinho RoCo

Menina de óculos disse...

Ahh...eu concordo com vc. Fuma quem quer, mas onde não atrapalhar os outros e nem matá-los sufocados.

Odeio sair de casa cheirosa e voltar podre por causa do bafo de cigarro dos outros.

:)

Renan Barreto disse...

Aline, eu tenho amigos que fumam. Assim que eles tiram o cigarro de perto eu já dou esporro e saio. Odeio cigarro, eu fico tossindo, fico com falta de ar, a fumaça dele fede e me deixa fedendo por tabela. Odeio isso. Tá certa a lei. A liberdade um termina onde começa a do outro. A fumaça atrapalha não tem jeito. Eu acho que todos os impostos do BRasil estivessem só no cigarro. Não seria muito melhor?

bjo
Valeu!

Ricardo Soares disse...

nem tanto ao céu nem tanto ao mar com esse assunto de cigarro né não ? eu , ex- fumante, proclamo que o meu direito de não fumar é igual ao direito de fumar... o equilibrio sempre é dificil...kiss

Layanna Maiara disse...

Se o problema fosse só o cheiro, o piro é fumar passivamente! Isso irrita muito tbm! Acho q essa lei devia ser adotada no País todo!

Unknown disse...

Isso precisa se expandir...

Jullyane Teixeira disse...

Ai, Aline, vc disse tudo! Eu queria tanto que isso virasse lei federal! MEU SONHO!!!

Beijossss

ChulapA disse...

ahhh
odeio fumantes
rs
tomara q a moda se espalhe por aqui rs,
:P

Gilmar Gomes disse...

Não fumo, nunca fumei, apesar de ter tentando duas vezes e quase ter me afogado... rs. sou incompetente pra essas coisas... sou contra criarem estes tipos de leis, pois como você disse é questão de educação, e vai começar assim o início de outras campanhas proibindo outras coisas e logo logo cigarro vai ser proibido igual maconha, o que fará com que várias pessoas que conhecemos e sabemos que tem boa índole serem criminosos, e fará com que pessoas ajam de maneiras terríveis para manterem seus vícios e blá blá blá... Não sei mais o que dizer, só sei que não sou a favor deste tipo de proibição. Isso pode realmente iniciar uma bola de neve tenebrosa pela frente. (No caso uma bola de fumaça)

Amanda Sobieski disse...

Éh siim !!
Aah talvez nem teriamos perdido se o Daagol entrasse desdo primeiro tempo neh?! ;x

Beeeijus ;*

Manuela disse...

Passa a caneta para eu assinar.
Odeio qdo me arrumo e vou para uma festa..depois de trinta minutos sou praticamente um cigarro ambulante.

Linda, sexta-feira eu mando as pulseiras. Espero que goste. ;)

Bjos!!!

Gilmar Gomes disse...

ah... e totalmente fora do contexto, mas eu precisava dizer isso. Hoje em dia eu sou um ser casado e tranquilão, praticamente só fico em casa nos fins de semana, mas meus amigos solteiros e eu na época que era, tinhamos uma frase que era confirmada cada vez mais nas baladas... Não sei quem inventou, se foi Arnaldo Jabor, ou algum outro cronista, é uma frase machista e sexista no último:
"Mulher, na balada, fumando, não vai embora sozinha e não passa a noite sem dar."

Ou seja, meus amigos solteiros vão odiar se essa lei pegar aqui no sul... heueueheuhuehuehuehuehuhue

Naira Ribeiro disse...

Isso seria o começo do ESPETACULAR!
Afinal, é horrível você ter o seu espaço roubado pela fumaça de um cigarro.
Não suporto cigarro. Não acho legal os fumantes que não têm consciência e ainda assim insistem em fumar no mesmo ambiente de pessoas não fumam. Isso pra mim, é uma falta de respeito...
É o fim!


AH, Aline... deixa eu te explicar. Com relação ao post das placas, é o seguinte: Eu sou acreana. Ou acriana? kkkkkkkkkkkkk
Esta reforma ainda vai dar o que falar... pra nós.

Então, eu nascí no Acre. Só que há dois anos, estou morando em Rondônia. Moro atualmente em Ji Paraná- RO. Em torno de 900 km do Acre. Só que eu sempre, estou por lá. Gosto daqui, mas prefiro o meu lugar. Logo mais estarei de volta.

Ah, a Fran do Blog... Menina de óculos, tbm é do AC.


Beijos

Anônimo disse...

Excelente blog!

dá vontade de voltar sempre!

bjs

Bárbara Dias disse...

estão forçando cada vez mais as pessoas a pararem de fumar. eu particularmente, acho ruim nao viu! hehe

;*

Unknown disse...

Gostei do que vc falou.....muito bom o tok..pq o cigarro cresce muito aki no nosso país e fora.....muito bom ainda saber q o ipi pro cigarro aumento 30%....assim o ministerio que mesmo fazer parar todos os fumantes....agora sim acredito que eles tao fazendo pq cigarro mataa.....

parabens..

bjjao

Alice Voll disse...

eu acho super digna esse lei! eu ate sou fumante passiva por opção as vezes,mas tem pessoas q não são tão coniventes como eu,e essas merecem ser respeitadas!

:*

Aline disse...

Olaaaa

De caso te achei aki..........

Muito legal aki gostei vou linka la

Bjusss

Leandro disse...

Você disse: "o direito dos outros termina aonde começa o meu". Não preciso mais dizer mais nada, você já disse tudo e concordo com tudo que falou.
Ah, e pra não dizer que não complementei, eu também tenho direito de voltar da boate sem que minha roupa esteja fedendo a cigarro.
Beijão

jac rizzo disse...

Muito bom seu texto, Aline!!
Muito bom mesmo!!!

Parabéns!

E uma observação: nunca entendi
porque algumas drogas são
permitidas e outras não!
O alcool, por exemplo, em determinadas
circunstâncias, também mata.
Ah, interesses escusos!

Abraço.

Anônimo disse...

Nooossa que maravilha Aline!
Quero isso aqui tb, será que vem???
Acho ridiculo as pessoas que fumam sem se importar de estar prejudicando os pulmões alheios, rsss... concordo contio qundo diz, que ' o seu direito termina quando começa o dos outros', acho que todos deviam respeitar isso!
Bom, além do que esta lei vai ajudar neh, pq assim teremos menos mortes pelo tabaco, n concorda?? Com limites, se reduzirá o consumo!

Bejinhu=^.^=

Cássia Sena disse...

1º Uma pena eu não morar em sampa.
2º Duvido que respeitem essa Lei.

Uma pena...

Mas duvido!


=]


BjU

Ana disse...

Aline, concordo com você sobre os limites dos nosso direitos. Mas tenho que concordar com quem considera complicada essa relação fumante x não-fumante. É chatíssimo ter uma chaminé ao seu lado, mas às vezes a pessoa é amiga, ou da família, sei lá... vale a pena criar caso? Tem coisas que a gente tenta suportar por serem temporárias.
Acredito que a forma mais democrática de lidar com o assunto é criar áreas restritas e pronto.
Beijo! Ótimo texto!

Raquel Reckziegel disse...

Acho que estás corretíssima quando dizes que o direito dos outros acaba quando se inicia o nosso.

ODEIO cigarro. E olha que jornalista que odeia cigarro é difícil de encontrar. =D

Acho falta de respeito pessoas fumando ao teu lado, baforando na tua cara. Se são amigas ou amigos, peço educadamente que vão mais para lá. Se eu não conheço, me retiro (ou peço com rispidez, se a pessoa provocar). =P

Acho que a lei, como tantas outras no Brasil, não será respeitada. Mas vale a pena tentar, né?!

Eduardo Araújo disse...

Sério, se proibissem fumar em baladas e bares aqui em Curitiba, eu mandava um presente pro prefeito!

=)

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br