quinta-feira, 2 de abril de 2009

Diploma universitário: vale a pena?

Está confirmado desde a noite de ontem! Agora mesmo quem tem diploma universitário não pode mais usufruir de cela especial. Esse direito volta a ser exclusivo de ministros, parlamentares (políticos em geral), representantes do Ministério Público, tribunais de conta e cidadãos que exerceram a função de jurados.

Não sei porque essa notícia me incomoda tanto afinal eu nunca pretendi fazer uso deste direito meu, mas considerava uma forma de valorização. O pior é que eu pesquisei em diversas fontes diferentes e não encontrei nenhuma justificativa para tal medida. Será que as prisões estão muito cheias? Afinal pessoas como Alexandre Nardoni e Eliane Tranchesi (dona da boutique Daslu) possuem diploma universitário e nenhum escrúpulo. É realmente de se questionar que recebam qualquer tipo de privilégio. Fiquei bolando teorias como: a falsificação massiva de diplomas para obtenção da cela especial ou mesmo me questionando se o diploma vindo de qualquer uma dessas faculdades de esquina possuem mesmo o seu valor.

Eliane Tranchesi, condenada a 94 anos de prisão, demonstra que certos valores nem a faculdade é capaz de ensinar


Se você pode pagar por qualquer valor de mensalidade sem se importar se é um dinheiro bem empregado ou não, bom pra você. Não são raros os casos em que o diploma é uma mera formalidade e, sendo assim, realmente não há porque tirar a vaga de outra pessoa que realmente dá valor para uma boa educação.

Por outro lado há aqueles que gostariam muito de ingressar em uma ótima faculdade, mas não tem como bancar esse sonho. Nesses casos existem aquelas faculdades que não são de excelente qualidade e nem possuem a melhor infra-estrutura, mas possuem mensalidades acessíveis e, no final das contas, um diploma sempre traz consigo o potencial para oportunidades melhores. E nem sempre isso significa uma pessoa com menos talento ou inteligência. Significa apenas mais uma vítima da injustiça social.

É por isso que eu não sou contra nenhuma dessas faculdades. É mesmo necessário que existam lugares apropriados para as necessidades de cada um. No final das contas, o diploma vale a pena sim! E eu exijo de volta o meu direito de ficar em uma cela especial porque o meu diploma tem muito valor sim.

Update: Vendo o conteúdo dos comentários me surpreendi por ninguém mais (exceto a Jac) ter questionado o real absurdo dessa situação: foi retirado o direito dos diplomados, mas não dos políticos. Se crime é crime então o justo é ninguém ter cela especial afinal os políticos só assim os são porque nós os elegemos. Se quer houve a preocupação em conceder uma explicação para isso. Quem são eles para receber um privilégio e nós não?

45 comentários:

Jonathan Flexa disse...

Não considero Aécio na enquete porque, pelo que acompanho, ele não será candidato, ao menos na chapa do PSDB. No seu governo estadual teve aceitação histórica, cerda de 80%, o que lhe qualifica à alça grandes voos.Também considero um nome forte e não sei o motivo do partido preferir Serra.

O e-mail é jnflexa@hotmail.com

Marcus disse...

ahhh não vou mais fazer faculdade, só queria ir pra cela especial!! kkkk

Thaís A. disse...

Ah, para mim se todos fizeram um crime, não tem essa de 'cela especial'

Roberta Albano disse...

sabe, apesar de achar que o diploma tem muito valor, acho que cela especial não tem nada a ver com estudos e educação.
pelo menos na minha cabeça, essa cela especial é só uma forma de convencer as pessoas a correrem atrásde uma faculdade, e de recompensar aqueles que conseguiram fazer faculdade apesar das deficiencias do país

Unknown disse...

Prostituta fezes! Vou lá cancelar minha matricula agora, fazer faculdade já não me serve mais para nada.

Mas, falando sério. Não achava essa lei tão relevante. Na verdade, acho que ninguém deveria ter cela especial, a não ser em casos muito 'especiais'.

João Bertonie disse...

Eu concordo com a Thais Abdala: se uma pessoa cometer um crime, terá que pagá-lo da mesma forma que outra pessoa.
Mesmo embora isso valorizando o diploma.

A questão é: o sistema educacional do Brasil é muito excluidor. Afinal, pouca gente estudou numa escola de qualidade para enfrentar uma Universidade. E quando não se consegue entrar na Universidade, a pessoa tem que ralar para pagar uma facul privada (mesmo ela sendo barata às vezes!).
Eu odeio adimitir, mas o Brasil deveria adotar um sistema semelhante ao americano (odeio os EUA sabe, mas por causa da educação americana, a América é o que é!). Uma Universidade só para todos e dependendo do histórico do aluno, ele conseguia passar. Mas para mudar o histórico do aluno brasileiro de hoje, é preciso mudar a educação básica pública.
Dinheiro para isso nós temos, mas não temos quem tem coragem para mandar fazê-lo.
Eu tô certo ou muito certo?
No dia que esse país investir (DE VERDADE!) na educação pública, esse país, em pouco tempo, será outro!



beigos mil

Bárbara Dias disse...

complicada essa questão.
nunca parei para pensar, mas acho que todo mundo tinha que ficar do mesmo ejito. misturados. não sei, talvez assim podia ter mais 'igualdade'. vai saber! haha

beijo queridona

Anônimo disse...

crime é crime independente do diploma mas aqui é BRASIL.

ruiva disse...

imagine se todos presos tivessem faculdade,com certeza as leis mudariam.

Renan Barreto disse...

Ih, vou ter que pensar duas vezes antes de matar o pessoal do STF. Quer dizer que eu não vou mais pra cela especial, mas eles vão? Um absurdo! rs Tá vendo como o fato de ter diploma hoje não quer dizer muita coisa? E olha que ainda nem tenho um, o meu só em julho do ano que vem. rsrs Bem, nem sei se vai valer a pena mesmo, já que o diploma de comunicação não tá valendo muito mesmo... Povo ignorante... Não o povo, mas quem dirige ele...


bjo, Valeu!

Fernando Leroy disse...

Aline, descobri seu blog e tive uma grata surpresa pelo conteúdo de qualidade. Parabéns e tô de olho nele agora. Abs!

Leandro disse...

oie,

soh um detalhe... o direito a cela especial é (ou era) valido soh até o julgamento. Se a pessoas, mesmo com diploma, fosse condenada ela iria para uma cadeia/prisão normal

Murdock disse...

Putz! Estudei tanto à toa... já era...

Anônimo disse...

as cadeias tão lotadas d+, mas eu concordo em não dar regalias pra quem tem um diploma, roubou, matou não tem nem A nem B vai se fode como outro qualquer semi analfabeto

Anônimo disse...

O que importa não é a cela, e sim o carater. Seja na cela fria de uma penitenciaria ou na especial com ar condicionado o sucesso é conseguir por a cabeça no travesseiro [Ou naquilo que servir te apoio para a nossa cabeça rs]

Bjus.

Unknown disse...

nossa espero mesmo não ter q me sentir lezado por não desfrutar de cela especial, se bem q ainda não tenho diploma, mas vc tem diploma d eq??/
bjus

jac rizzo disse...

Aline, nossas leis são os políticos que elaboram e sancionam. Então tudo é feito para favorecer a eles próprios. Já nem penso mais nisso.

O que deveria nos preocupar é a qualidade de quem faz as nossas leis. As pessoas não pensam nisso!

O que mais tem é corrupto e safado nos representando. O que o maior partido, o PMDB, é hoje?? Abrigo de político bandido!

E o atual governo aliou-se a alguns dos mais perigosos, porque travestidos de 'bonzinhos'.

O dito popular, 'diga-me com quem andas que te direi quem és' é muito sábio!

Mas o que mais me causa espécie, é o povo os reeleger!!!

Então, realmente, temos tudo que merecemos!!
Nosso país tem a nossa cara, com uma das piores educações do mundo!

Grande abraço, Aline!

jac rizzo disse...

Desculpa por voltar...mas queria
fazer uma última observação.

Pessoas como a dona da Daslu, nem
deveriam ter estabelecinento algum.
Quanto mais do porte daquele!
Há muito tempo, a gente sabe o que acontece por ali...
E você imagina quantos mais, iguais à esse,
ao longo do tempo!

Mas a 'propina' é quase uma segunda moeda, minha cara!
E esse governo já nos mostrou isso,
quando descobrimos o mensalão!

A hipocrisia é MUITO grande!!

Beijos.

Renan Barreto disse...

Aline, eu descobri pelo google mesmo. Eu sempre que descobro entro em contato com quem copiou meus textos falando que podem copiar, mas têm que dizer a fonte (eu). Os que traduziram pro italiano e para espanhol eu falei que traduzia pra eles de graça porque destruiram os meus textos com o google translator.

É a internet... Tudo se copia... rsrs

bjo! Valeu!

Yasminne disse...

Ah, não diga! Minha mãe usa esse argumento pra me forçar a fazer qq faculdade, desde que eu faça! Agora me sinto menos pressionada... hahaha

Carla P.S. disse...

Pra quê cela especial, se o que deve ser avaliado é a (má) ação de quem está encarcerado?
O que tem que mudar, na minha opinião, é o sistema de prisões oferecidos, que só oportunizam mais crime, violência e pouca educação.
Injustiça social, educação, família, etc. Há muitos anos o Renato Russo já berrava isso nos palcos, há muitos anos a gente pensa a respeito mas nada faz. O que fazer, afinal???
"Você é o exemplo vivo da sociedade que quer ver".
Beijoss!

George Marques disse...

Agora que desisto de vez da faculdade

Mas a minha tem mensalidades super acessíveis, já que não há mensalidade ;) (USP rules)

Amanda Sobieski disse...

Aah, naum acrediito, éh sériooo?! o.o

Gentee, eu estou pasma, mais não importa, eu amoo essa musika!! *--*
Beeijus !! ;*

Leandro disse...

Discussão interessante.
Na minha opinião cela especial para diplomados é na verdade cela especial para discarados. Ao invés de conforto por ter estudado, o criminoso diplomado deveria é ficar na pior cela do presídio. Muitos dos presos sem estudo não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever. Já quem tem diploma passou por quase todos os níveis educacionais (abaixo da especialização, mestrado, doutorado) comete crime porque é discarado. Ele pode ganhar a vida da forma mais honesta possível, além de ter oportunidades de crescer na vida, coisa que raramente acontece com uma pessoa sem nenhum grau de instrução. Nardonis, Trancchesis da vida são, na verdade, fazem parte da escória da sociedade. Pior do que eles só os políticos que são representantes do povo, dos alto escalão do comando do país (ministros, secretários) e, principalmente, dos "homens da lei" (não apenas os policiais, como também promotores, advogados, procuradores e juízes).
Mas a corda sempre arrebenta do lado mais fraco. Quando este acaba, os poderosos mudam o alvo para a classe média, até que um dia chegue na classe alta, como os donos das maiores empresas que faliram, por causa da ajuda negada pelo governo.
Beijão

Anônimo disse...

Ola estou só batendo o ponto!!!
Vim conhecer o seu cantinho, e estou adorando o que vejo; serei presença constante aqui.
O meu mundo quadrado é um lugar feito por devoção ao poeta, e a poesia, pois amar o poeta é entra em seu mundo te convido a vim conhecer o meu...
Um abraço e fique com DEUS...…

Marina Melo disse...

Uma vez fiz um artigo sobre essas faculdades de preço acessível "pagou passou" e o fato de que os que mais tem chances de entrar para uma pública são aqueles que estudaram em escolas privadas. Infelizmente é a realidade. Muito bom aqui, vou seguir.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Art 5º "Todos somos iguais perante a lei..."
A constituição contradizendo os direitos penais...

mas aqui é BRASIL. [2]

comofas?

Unknown disse...

Meses atrás eu me perguntava sobre isso, mas em outro sentido, do que vale a gente estudar tanto, tanto, mais tanto pra no fim a vida sempre acabar de outra forma...O mundo tá de cabeça pra baixo, mas eu acho justo sim a ausência dessas regalias, a instrução perdeu o sentido, não se aposta mais na universidade pra crescer, o que vale é apenas canudo na mão, no material, nada mais...

beijos

Nayra Bastos disse...

Olá! Acho que ninguém deveria receber cela especial,afinal,se a pessoa está ali é porque boa coisa ela não fez,não é mesmo?
Bom,essa é a primeira vez que venho aqui,e,apesar do nome,achei muito legais os posts! Queria pedir para você passar no meu... Com certeza tem mais besteiras,haha : www.nayrabastos.blogspot.com abs!

Camila disse...

muito bom saber disso Y

Nina Jessica disse...

É verdade, parece que pra ser bandido vc precisa apenas de "1 voto"
So a eles que pertecem o DIGNISSIMO direito. Faço faculdade, mais não cometo, nem pretendo cometer crimes, mas se me candidatar, serei dona da lei, BACANA!!!

Desenho novop no blog
bjos

Gabriela disse...

oie..

desculpa a invasão..
ti encontrei em um outro blog ..

é o que acontece com a "diferença de classe social"
o correto seria ir para a cadeia como todos os outros quem cometer um crime...

adorei o seu cantinho tô ti seguindo agora pra não esquecer ta bom??
faz um visitinha lá pelo meu..

bjuuu
gabi'h

Vinicius Kmez disse...

Injusto de mais!
Eu tinha tantos planos pra isso..
Até cheguei a fazer uma pequena lista..
Brincadeiras a parte, a cela especial deveria ser abolida!
De boas, fez coisa errada vagabundo, vai pagar junto de mais 40 negos tudo apertadinhus num 3 por 3

Unknown disse...

Nem sempre um diploma passa as melhoras....depende do profissional que ali se forma...ai sim é resguardado seus direitos.....

A n i n h a a disse...

engraçado como são sempre os políticos que continuam privilegiados e/ou beneficiados com as coisas...

Mas, vem cá: se prenderem todos os políticos sujos desse meu Brasil e todos eles ficarem em cela particular, como faz?
Cadeias vão ter que ser construídas às pressas! haushuahs
só rindo mesmo ¬¬

beijos lindona, adorei o texto!

Alice Voll disse...

eu fiquei lendo o post e pensando:
'sou a fovr,sou contra?'
e chegay a conclusão que não tenho opinião formada sobre isso,ainda mais sem saber o motivo por qual essa "regalia" foi tirada!

:*

Unknown disse...

cponcordo q essa acessibilidade as faculdades aumentam o numero de graduados e tal..
e essa porreta de lei ai....vem mostrar pelo menos mascaradamente mas mostra q todos somos iguais..
q os assassinos q naum sabem ler..sao tao crueis quanto os q sabem a origem disso e dakilo e sua composição dentro do aparelho digestivo estelar...
porém..
creio q tratar o bandido "bom" do bandido"mal" seja hipócrita mas o uso da "graduagem" é bem sensata...era...tinha fama de ser beneficios de politicos neh ..
mas eu acho polemico..
tem oputras saidas sim...

puxa mais uma semana começa..
ki merdinha, mas pra ki ngm se estressa
tem feriado..
e claro..blog atualizado..
passalá viu ??
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

abraços e ótima semana...
descupe o nome q aparece aki mas é q uso uma conta do google d urgência viow...

mano maya kosha disse...

será que quem morre pelas mãos de um diplomado tem sua dor amenizada em comparação a alguém que morre pelas mãos de um analfabeto ? ... a moralidade é algo que não está tão acima de nós, apenas extremamente distante de nossos atos, e nós não a queremos a nosso favor ...

ChulapA disse...

poxa
eu so fiz faculdade por causa desse direito
hahahaa
brincadeira
:P

Raquel Reckziegel disse...

Nosso diploma tem tanta importância quanto qualquer outro. Faz nossa profissão melhor, como qualquer outra.

Então porque diabos querem arrancar sua importância das nossas mãoes?

Vera disse...

Eu não sabia disso.

E aposto que muito político que não tem o Ensino Superior, quando é preso (raramente) fica em cela especial.

Agora pergunto: é melhor ter diploma ou ser político?

Unknown disse...

Uau... me fudi. Eu super contava com o diploma para ter cela especial. Agora é melhor eu ficar na linha. Putz. O jeito é apelar pra política (e como alguem pode achar político em cela especial ridículo? Se eu fosse um preso e caísse um político comigo, eu esfolava o cara na hora! Cela especial é o único jeito de slavar os coitados).

Ana disse...

Pra me garantir fiz faculdade. Cela especial e o direito de matar um e roubar vários.
Pra ficar melhor ainda, preciso agilizar um laudo médico com alguma doença bem dramática.
Este é o nosso país.

Legal seu blog!
Abraço

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br