terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Macunaíma forever

Reparei em uma certa "filosofia de vida" que parece conduzir alguns brasileiros muito bem sucedidos. É um pensamento que me incomoda, pois eu também quero ser bem sucedida, mas tento pela maneira oposta.

Reparem no Anderson, jogador da seleção brasileira de futebol que foi contratado pelo Manchester United por um valor estipulado em 25 milhões de libras. Essa foi sua primeira entrevista ao chegar no clube em 2007:



Espero que hoje em dia seu domínio do idioma tenha melhorado, mesmo porque pior não dava pra ficar. Mas o que realmente grita pra mim nesta entrevista é: "Mal sei falar português, e muito menos inglês, mas ganho muito mais do que você vai ganhar na sua vida inteira".

Que me desculpem os super amantes do futebol ou os aspirantes a jogadores, mas é muito dinheiro para trabalhar 90 minutos durante alguns dias da semana. E quanto ao português ou inglês correto? É obrigação de qualquer um que fale, especialmente se o dito cujo for uma pessoa pública. Tipo jogador de futebol ou presidente da República? Sim!

Enquanto isso eu me mato de estudar a vida inteira e a lei do menor esforço sempre prevalece. Bom, pelo menos, nos rende bons motivos para piadas.

20 comentários:

Leandro disse...

Eh por essas e outras que fora do Brasil nós temos o esteriótipo do jogador de futebol, e essa ainda uma das melhores imagens pq se não somos vistos como tal, somos taxados de travestis e prostitutas.

Resumo: a pessoa tem que trabalhar mais, dar mais resultado apenas para ficar no mesmo patamar que os Europeus e/ou Americanos (EUA).

Sabe o que ainda é pior? essa figura ai do video (como outras tantas) influencia milhares e milhares de pessoas com uma mensagem bem clara: "estudar não leva a lugar algum" ...talvez seja por isso que o nosso pais estah onde estah.

Anônimo disse...

Por isso o sonho dos garotos é ser jogador de futebol, ganhar muito e fazer pouco, se bem que não sei, alguns merecem todo esse prestigio, treinam e dão o máximo nos jogos, mas isso é raro.
eu me lembro do exemplo do Nilmar, quando ele ainda jogava no Corinthians, uma época ele perdeu quase 10 kilos, de tanto correr e lutar nos jogos, mas enfim, são casos e casos.
No geral os jogadores que mais ganham bem, jogam menos.
e enquanto isso a gente se mata pra ganhar um salário pequeno por mês, é a vida né?

Júlia disse...

O problema está nos valores da sociedade moderna (falei bunito agora). As pessoas acham que só pq fulaninha é bonita ou ciclaninho joga bem futebol é aceitável neguinho ganhar mais do que cientistas que buscam curas de doenças ou a professora que tolera criança mal-criada. É tudo um bando de puta e viado (baixou em mim o velhinho mal-humorado da Mooca). Bjs, Li!

tiagomaçon disse...

rs....

é Phoda...

...nesses momentos penso para ke estudar????rs**** eu tenho 22 anos e sempre estudei....e so me ferro..asgagsgagsagsa

acho q preciso parar...

Coisinhas da Jeh _ disse...

aaain, eu acho injustiça isso :S
tem gnt que não faz qse nada e tem taaanto e outras que lutam e tem tão pouco :x mas é a vida né? :DD

M. disse...

Bom,eu fiquei lisonjeada de saber que tu amou meu texto!
É excelente ouvir esses elogios,principalmente agora que conheço teu nivel de escrita.

ótimo blog!

Vini Manfio disse...

concordo
é uma supervalorização de uma profissão não essencial na sociedade

o fato é que
não vai mudar nada se eles ganharem menos

Unknown disse...

Sabe o que esse cara tem que nos não temos? Talento!

Podemos rasgar nossos livros, pichar os prédios de nossas faculdades e espancar nossos professores por não ganharmos tanto dinheiro quanto ele, mesmo tendo investido tanta em nossa educação; mas mesmo assim, o cara vai continuar tendo talento.

Minuto do Intervalo disse...

É verdade! Tem gente que paga para aprender, outros ganham para "emburrecer"...

O pior é que ele está certo! Vai ganhar muito mais, assim, do que muitos profissionais formados por aí...

É triste, mas é a realidade!

Raquel Diniz disse...

pois eh.. nós que passamos a vida inteira correndo atrás disso e daquilo e estudando de todas as formas p/ conseguir pelo menos uma parte do que achamos que merecemoss..aparece uma pessoa "insignificante" dessas e se acha, somente por ganhar mais do que poderíamos.. acho isso uma falta de respeito..
...:(

Thiago Dalleck disse...

Eu já defendo os jogadores de futebol (os atletas em geral). Sei que eles ganham muito mais do que podemos sonhar ganhar, mas eles não trabalham apenas os 90 minutos. Por mais que pareça fácil a vida de atleta, eles têm que se manter no regime permitido, treinar todos os dias em dois períodos, arriscar se contundirem gravemente, ficar períodos de concentração longe de todos e ainda ter a vida controlada por várias pessoas (não só pela mídia, mas pelo próprio clube e patrocínio). Vantajoso? É sim. Mas não é tão fácil quanto parece.

Mas que mancada do Anderson, teve umas partes que eu não entendi nada, ahuahuaha

Thiago Dalleck disse...

Ahh, e só pra completar ^^

O número de jogadores que ganham salários milionários, se comparados ao total de jogadores de futebol ao redor do mundo, é uma porcentagem muito pequena. A maioria sofreu pra chegar onde está, principalmente nas divisões de base.

Aline disse...

Não estou discutindo talento ou merecimento, mas o que impede o cara de estudar e passar um bom exemplo para seu público? Educação é fundamental, com talento ou sem talento.

Aline disse...

PS: Tem atletas tão talentosos quanto, tão esforçados quanto e que não ganham um décimo de um reles jogador de futebol. Me parece um tanto injusto.

disse...

Boas piadas?? Isso me faz entrar em pânico! Eu corro para e formar. Corro para ganhar um dinheiro. Corro para aprender mais. Corro. Corro!! Corro...

Estou em pleno acordo com você. Tem gente ganhando muito fazendo pouco.

Julio disse...

Macunaíma pride.10 dias pra estar na farra com kengas e mais dez pra estar com travecas...é brasil...

Sabrina Paiva !!! disse...

Concordo com vc!
Esses milhões todos são um desperdício...e acho que ele deve ter melhorado o ingles dele a essa altura(espero,pois é de dar dó!).
Se tem um jogador que eu admiro, é o Kaká!
Bjo
Xauzinho

Blogueira Master disse...

Ah, pelo menos a gente tem um motivo pra sacanear os milionários em vez de morrerrrrrr de inveja deles rs
ps: eu continuo morrendo de inveja :))

Menina de óculos disse...

Eu quase morri de vergonhaaa qd eu vi esse video. Mas ao mesmo tempo que achei o rapaz esforçado...rsrsrs

www.sualista.com.br disse...

www.sualista.com.br