sexta-feira, 19 de março de 2010

Conhece o Museu do Theatro Municipal?

Poucos conhecem. Em meados de fevereiro haviam cerca de 20 visitas contabilizadas desde o início de 2010.
Pudera, o Museu fica bem embaixo do Viaduto do Chá. Mas embaixo mesmo! Como se fosse um porão do próprio Theatro. O acesso mais fácil é descer as escadarias da Praça do Patriarca, atravessar o jardim embaixo do Viaduto do Chá, passar em frente a Escola de Bailados e atravessar o portão à esquerda. Para os bons observadores há uma plaquinha de madeira à direta do caminho de pedras do jardim.

Uma mocinha muito simpática recebe os visitantes, pede para assinar o livro de visitas e pergunta se há interesse em assistir ao vídeo de apresentação (há as versões em português e inglês).

Mesmo para quem não tem gosto pela dança, teatro ou ópera (principais assuntos de lá), a visita é uma aula de História. Conta desde a construção de teatros anteriores ao Municipal, mostra fotos, documentos e orçamentos da construção do Theatro, além do projeto arquitetônico feito por Ramos de Azevedo, o convite para a noite de estreia, as principais apresentações e peças de vestuários utilizados.

Quem sabia, por exemplo, que há cem atrás (quando foi construído o Theatro) a cidade de São Paulo tinha pouco mais de 20 mil habitantes? Que o Viaduto do Chá era uma pequena ponte no meio de uma plantação de chá e era cobrado pedágio para quem quisesse atravessá-lo? Aliás, Theatro Municipal é assim mesmo, com TH, pois era assim que se escrevia na sua inauguração em 12 de setembro de 1911.

E o preço para saber tudo isso: zero. A entrada do Museu é franca e fica aberto de 3ª a domingo das 9 às 17h. Juro que vale a pena!

Atualmente o Theatro está fechado para ser restaurado e reinaugurado em grande estilo no seu aniversário de 100 anos. Eu, com certeza, vou aguardar ansiosamente.

Museu do Theatro
Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Centro

Tel. 3241 3815

Aberto de terça à domingo das 09 às 17h